terça-feira, 25 de setembro de 2012

Atividade- 2.4

Atividade- 2.4

PLANO DE AULA

SITE DE PESQUISA: http://www.familiavalores@gmail.com

  • OBJETIVO: 
           Identificar e resgatar os valores familiares como foco principal incentivar o dialogo entre país e filhos.
Promover um clima de respeito e amizade.
Conscientizar país e filhos sobre a importância da família.


  • CONTEÚDO:

Valores Familiares

  • METODOLOGIA:
Mensagem reflexiva-
Palestra
Leitura de Textos com gravuras que represente o tema.
Debate entre a turma.
Conversa em grupos para saber como está sendo trabalhado família na nossa casa.

  • RECURSOS:
revista, gravuras, cola, canetinha, tesoura, notebook, data show, jornal.slides, música

  • AVALIAÇÃO: 
Será através do desempenho do aluno durante as atividades espotas.
Boa percepção 
Boa participação
Bom desenvolvimento

  • RELATÓRIO
A Turma foi acolhida com a mensagem "REFLEXIVA"em seguida foi feito uma roda de conversa para sondar sobre o respectivo assunto.
A partir da leitura e compreensão do texto abordamos os detalhes principais sobre a convivência entre as famílias e colocamos meios para mudar a relação entre filhos e pais.
Fizemos uma pequena apresentação com slides mostrando que a família é um dos fatores mais importante na vida de todo e qualquer ser humano.
Equipe: Aline, Elisabete, Francisca, Flaviane, Regivânia, Elvys, Heveline.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Unidade 05 Atividade 02

Professor X Computador

Creio que o computador já estar presente em nossas vidas e que o uso dele vai nos auxiliar em sala de aula de diversas formas, transformando as aulas monótonas em aulas mais atraentes e estimulantes. Auxiliando os alunos no desenvolvimento da criatividade e do raciocínio, contribuindo para que os educandos tornem-se aprendizes autônomos e não mais mero receptores de informações. Professor e aluno vão construir juntos o conhecimento com o auxilio das mídais, em especial o computador que já é tão presente na vida das pessoas. Na era digital seria interessante que outras praticas de ensino fossem incorporadas para despertar nossos alunos para uma nova forma de adquirir conhecimento, seja em blogs ou até no facebook que é tão usado nos dias atuais, onde eles pudessem expor suas ideias e assim adquirir novos conhecimentos.     

Aluna: Francisca Rodrigues 

Unidade 04 Atividade03

                              Diário de bordo
O proinfo me fez descobrir um mundo diferente, o mundo das tecnologias tão próximo mas também tão distante, pois eu nem sequer sabia acessar emails e pesquisar na internet. Com a resolução das atividades aprendi muito, criei email, blog e até uma conta no facebook a qual posto a maioria das atividades do curso com o auxilio da pesquisas via internet, o que agiliza e facilita meu aprendizado. Com a resolução das atividades aprendi que a web facilita e agiliza o meu aprendizado e também de meus alunos. 

                                                                                                                               Francisca Rodrigues
     




quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Plano de aula - Infantil III


Plano de aula

Turma: Infantil III

Tema: Brinquedos e Brincadeiras

Título: Resgatando as brincadeiras populares

Objetivo Geral:

·         Resgatar e valorizar a brincadeira como elemento essencial para o desenvolvimento de sua criatividade e socialização, mantendo vivas as tradições e a cultura.

 
Objetivos específicos:

      Conhecer as brincadeiras populares;

      Relacionar-se com o outro de forma respeitosa;

Metodologia:

·         Apresentar para as crianças as brincadeiras populares;

 
·         Aplicar as brincadeiras com as crianças.

 

Recursos:

·         Data-show

·         Computador

·         Lenço

·         Giz

·         E.V.A

·         Bexigas

·         Cola colorida

·         Cola E.V.A

·         Anel

 

Avaliação:

 

·         Percepção

·         Participação

·         Desenvolvimento do aluno

·         Interação

 

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.”

Lev Vygotsky

sábado, 18 de agosto de 2012

                    Educação na infância: erros mais comuns
Qual papai ou mamãe nunca parou diante de seu filho e já se perguntou: "Onde foi que eu errei?". Malcriações, birras e manipulações de crianças são atitudes que normalmente levam os pais a fazerem tal pergunta.
Não se desespere, afinal educar não é fácil. Mas também não é um bicho papão. Aprendemos com os erros e quanto mais cedo a falha for identificada, mais fácil de se evitar conflitos entre pais e filhos.
Existem alguns erros na hora de educar os filhos que parecem bobos, mas que se reforçados e repetidos são capazes de prejudicar o desenvolvimento da criança, mesmo que a intenção dos pais seja a melhor.
Começando pela alimentação que é uma das principais queixas dos pais. "Meu filho não come", "Tenho que ficar correndo atrás do meu filho para que ele coma" são frases bastante ouvidas pelos pais. Para evitar esse aborrecimento atitudes simples podem ser realizadas desde cedo.
Nada de aviãozinho, televisão ou barganha para que a criança coma. A criança deve entender que sem a comida poderá ficar fraca, com fome e até doente. Qualquer atitude que faça com que a criança coma sem prestar atenção na comida é ruim.
A alimentação deve ser colorida, diversificada e balanceada para a criança não enjoar e aprender a comer de tudo e assim evitar qualquer distúrbio alimentar, como obesidade, bulimia ou anorexia.
Mimar demais a criança não é bom - Outro velho excesso praticado pelos pais: fazer tudo pela criança, mesmo tarefas que já pode realizar sozinha, superprotegendo o filho, é prejudicial ao desenvolvimento social.
Normalmente essas crianças crescem se achando o centro do mundo, mandando e desmandando em tudo e exigindo até o que deve ser feito no jantar. Não conseguem se adaptar na escola, sentem-se inseguros e tornam-se inseguros e irresponsáveis justamente porque nesse lugar ele será apenas mais um, e não o dono do pedaço.
Saiba dizer "não" e dê bronca quando realmente for preciso.
Outro erro comum é negar a dor da criança. Quando a criança rala o joelho numa brincadeira a mamãe com toda boa intenção do mundo tenta amenizar a dor dizendo: "Não foi nada, já passou".
Fazendo assim, a criança acha que os pais não se sensibilizam a sua dor e tendem a procurar uma outra pessoa, deixando uma mágoa. Ou então, se for excessiva essa atitude dos pais a criança fica insegura aos seus sentimentos não entendendo se sente dor, raiva ou medo já que seus pais dizem que não é nada.
Quando os pais chamam a quina da estante de boba quando a criança bate com a cabeça é tirar da criança a responsabilidade de cuidados consigo mesma e colocar a culpa no objeto. Isso pode colocar a vida da criança em risco em situações mais graves. Quando ocorrer novamente o incidente, converse sobre a importância de se evitar acidentes e dos cuidados que a própria criança deve ter.
Deixar o filho ganhar constantemente um jogo só para não vê-lo frustrado com a perda já que não tem a mesma capacidade que a sua faz com que a criança aprenda que a vida é só ganhar. O jogo faz com que a criança espere a sua vez, aceite regras e limites impostas, aprenda a negociar e aceite que a vida é feita de ganhos e perdas.
E a máxima da educação é o exemplo. A criança aprende com exemplos de quem ela confia que são os pais. Se os pais não têm boas maneiras, não pedem, por favor, não dizem obrigado ou bom dia, comem assistindo televisão ou brigam muito passam esses valores para a criança e é isso que irá fazer. Os filhos são o espelho dos pais.
Dicas
  • Não critique ou elogie demais o seu filho. Tanto um como o outro é prejudicial. O bom senso é a melhor medida.
  • Não se culpe pelo erro, filho não vem com manual de instruções. Só não insista no erro já detectado.
  • Na dúvida, procure sempre um especialista para te orientar.                          

Fonte:    http://guiadobebe.uol.com.br

Pai ausente condenado a pagar indenização à filha

Um caso inédito no Brasil pode abrir precedente para uma avalanche de processos na Justiça. 

Luciane de Oliveira Souza conseguiu em 2012 o direito de ser indenizada por R$ 200 mil pelo pai, que nunca a criou. O Superior Tribunal de Justiça de São Paulo condenou Antonio Carlos dos Santos por “abandono afetivo”, embora ele tenha provado ter pago pensão à filha até ela ter completado 21 anos. Ainda cabe recurso ao pai.
Na ação movida por Luciane em 2005, quando tinha 31 anos, ela argumentou que sofreu abandono afetivo e traumas psicológicos por nunca ter tido a figura paterna ao seu lado. Luciane afirma ter tentado conversar com o pai, já adulta, mas que ele não teria aceitado o convite.
A defesa dela destacou que Antonio Carlos, entre outros erros, não cumpriu o artigo 229 da Constiuição Nacional de 1988, que determina o seguinte “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade.”.
Antonio Carlos dos Santos justificou que não houve abandono e que mesmo que fosse caracterizado abandono, não seria haveria ilícito na indenização. Ele frisou que pagava pensão à filha. Antonio Carlos complementou dizendo que a mãe de Luciane criou barreira para a relação com a filha.
No Brasil existem outros casos semelhantes de filhos que pedem na Justiça o direito de serem indenizados em virtude do afastamento dos pais em suas vidas.
Cada caso precisa ser estudado minuciosamente. Em muitas situações, de fato o pai simplesmente esquece dos filhos, além de não pagarem pensão. No entanto, em outras situações, a mãe impede a presença do pai no cotidiano do filho e horroriza a figura paterna aos pequenos, gerando ódio na cabeça dos filhos.
Portanto, antes de fazermos pré-julgamentos, é fundamental analisar o porquê do afastamento do pai e se de fato ele desprezou o filho. Culpados ou não pelo distanciamento do filho, os pais separados são obrigados a pagar pensão aos filhos.
Bruno Rodrigues                                             FONTE: http://guiadobebe.uol.com.br
Deixar o filho engordar pode virar caso de polícia

Criança gordinha, além de não ser sinônimo de criança saudável, agora pode ser caso de polícia.

A obesidade infantil é tratada como doença e nas últimas décadas houve aumento significativo dos casos de crianças gordinhas e sedentárias, sinais da má alimentação e pouca atividade física. Os protetores dos pequenos são os maiores culpados por isso, pois eles são os responsáveis pelo cuidado do filho. Não é à toa que algumas discussões sobre o tema viraram caso de polícia.
Um pai separado da filha registrou Boletim de Ocorrência em Londrina (PR) contra a ex-esposa, conforme citou o jornal Folha de S. Paulo.
Motivo: a filha dele tem 6 anos e pesa mais de 50kg.
Criança obesa - ZouZou / ShutterStock
O pai aponta a ex-mulher como culpada pela alimentação inadequada da filha, frisando que a menina terá sérios problemas de saúde e de relacionamento na infância. Ele usou como argumento um documento de uma nutricionista indicando sobrepeso da criança e destacando qual deveria ser o peso ideal da menina.
Segundo o pai da criança, cujo nome não foi revelado, a cada visita à filha ele notava que a menina estava mais gordinha, motivando-o a fazer o B.O contra a ex-mulher e levando o caso ao Conselho Tutelar.
A mãe da menina não foi ouvida oficialmente. Nos Estados Unidos, os pais podem até perder a guarda do filho caso seja comprovado que houve negligência na alimentação do filho gordinho.
Uma mãe no estado norte americano de Ohio perdeu a guarda do filho que estava pesando 90 kg com 8 anos de idade.
A obesidade infantil desencadeia inúmeros problemas à saúde da criança. Além de eventuais problemas emocionais causados por provocações de outras crianças e dificuldades para determinados movimentos, a criança obesa tem potencializado o risco de colesterol elevado, diabetes, baixa auto-estima, entre outros.
                                       Bruno Rodrigues                                                                                              Fonte-http://guiadobebe.uol.com.br

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

REFLEXÃO

ATIVIDADE- 03
REFLEXÃO

No inicio do curso fiquei com receio em dar continuidade, pois achei que não iria conseguir dá conta do curso e das atividades,porém com o decorrer de cada aula pude perceber que não era um bicho de sete cabeças só dependia do meu esforço e da minha vontade de aprender, eu já tinha algum conhecimento nessa areá mas não era nada muito concreto. Só agora percebi que existe meios pra utilizar o computador e aprender de forma mas dinamizada e prazerosa, esse curso a cada dia me mostra que posso ir mais longe do que imaginava e passar adiante os conhecimentos que me foram adquiridos.

PROFESSOR X COMPUTADOR

Nós Pedagogos temos um grande sonho de fazermos a nossa sala de aula prazerosa, construtiva e um ambiente de prazer, que cada aluno ao chegar na escola se cinta atraído e motivado por estar lá.
O maior motivo das evasões que acontecem dentro da escola são os trabalhos repetitivos, como escrita na lousa e varias explicações uma atrás da outra.
Essa nova possibilidades de ensino veio mostrar que  podemos dinamizar mas as nossas aulas com o uso das TICs, precisamos utilizar métodos que sejam da realidades de cada aluno.
Hoje podemos dizer que o professor vai ser sim substituído isso só depende dele,está em nossas mãos  a construção de uma escola feliz, onde aprender na realidade não seja um sacrifício,mas sim uma aventura.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Unidade 05- Atividade 02
Titulo: Professor X Computador

       Eu escolhi a palavra SONHOS, pois a era da informática fará a concretização deles. Sonhos esses sonhados por vários educadores de gerações passadas que por falta do avanço tecnológico em sua época , não puderam ser concretizados. Na realidade o professor vai ser substituído sim, assim como os livros didáticos, um exemplo vivo é o colégio Cristus que adotou o uso de Tablets ao invés de livros, embora muitos descordem, isso é fato.
       O computador vai passar a fazer parte do dia-a-dia do professor em sala de aula, por isso é importante que todos os educadores se apropriem dessa ferramenta tão presente em nossas vidas. O professor vai deixar de lado a monotonia da sala de aula, deixar de ser mero transmissor de conhecimentos didáticos para então passar a trabalhar o lado emocional, as artes, a música, enfim tantas outras habilidades de seus educandos. Como diz a autora, Andréa Ramal " vamos receber de herança os sonhos de outras gerações, redimi-las realizando tudo que não puderam conhecer. "  


                  
Aline de Moura Luz

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Atividade 02. 


PROFESSOR X COMPUTADOR.


 Aprendizagem é o ponto de partida para a fonte do saber, pois precisamos encarar as dificuldades, os medos, a timidez e seguir em frente. Todos nós temos um sonho e queremos realizar, sonho esse de uma sala de aula participativa por todos educandos, aulas diferentes, dinamizadas,enfim, prazerosa.
De repente a tecnologia bate em nossa porta e o que fazer? Devemos abraçar essa oportunidade e nos atualizar de novos conhecimentos através de pesquisas. Pois, nenhum educando vai querer participar de uma aula parada e sem motivação. Eles querem mudanças, aulas diferenciadas, então está em nossas mãos se queremos uma escola feliz, feitas por mestres e alunos que saibam, juntos, propor links e janelas para a sala de aula, onde aprender não seja uma tarefa árdua e penosa, mais sim uma aventura.

          

                Elisabete Lima da Silva

Diário de bordo 

Podemos perceber que as TIC estão cada vez mais presentes em nosso dia-a-dia e que para muitos ainda é um grande desafio inteirar-se nesse novo mundo de possibilidades e facilidades. Com o Proinfo( programa nacional de educação continuada em tecnologia educacional), ampliei meus conhecimentos em relação as mídias, principalmente a internet, com ela podemos navegar pelo mundo todo e até criar blogs onde podemos ser autores de textos que podem ser publicados na web e lidos por internautas do mundo inteiro. Também percebi a necessidade do uso dessa ferramenta tecnológica no ambiente escolar, pois com ela podemos tornar nossas aulas  interativas e prazerosas, obtendo assim um maior rendimento escolar.   
   
                         Aline de Moura  Luz
Atividade 02- Professor X computador. Será que o computador irá substituir o professor?

Ao ler o texto proposto nesta atividade, comecei respondendo a pergunta: o computador vai substituir o professor? Respondi claro que não. Ao terminar de ler todo texto mudei de opinião. A autora me convenceu que devemos ser protagonistas da mudança, e essa mudança precisa começar em nós. Todos nós educadores sonhamos com uma escola agradável, aberta para o diálogo e transformadora. Ao escolher a palavra chave: mudança, me dei conta que ela só ocorre se proporcionarmos a nós mesmos momentos como estes, essa vivência do novo, a quebra de paradigmas que abrem portas para o novo. Como diz a autora está em nossas mãos a derrubada dos muros para alçarmos voos mais altos e ousados deixando para  trás a imagem do velho do ultrapassado que já não causa mais encantamento nem sedução. Vamos tentar construirmos juntos algo novo.

Aurilêda Bernardo.


sábado, 4 de agosto de 2012

Unidade 05 - Atividade 02

Professor X Computador

Palavra-chave: Aprendizagem

O professor deve ver o computador não como um inimigo, mas como um recurso enriquecedor de suas aulas, um verdadeiro aliado. Percebemos que o o uso do computador nas escolas tem proporcionado uma melhor interação entre professore e alunos, pois com a ajuda do computador o professor elabora aulas mais dinâmicas, criativas e interessantes, e o aluno por sua vez, sente-se mais aberto para a aprendizagem, uma vez que ele vai participar desse processo fazendo pesquisas, elaborando slides, dentre outras atividades que lhes interessam.
Creio que o computador substituirá apenas os metodologias ultrapassadas, onde o professor é o dono do saber e o aluno apenas um recptor de informações, e como disse o indiano Sugata Mitra " Se existe professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque ele realmente merece ser substituído". 

Heveline Gomes Pinto
Unidade 04 - Atividade 03
Elaborando seu diário

Reflexão

Com a explosão das tecnologias e as constantes inovações, surge a necessidade de estarmos nos aperfeiçoando sempre, o PROINFO INTEGRADO nos faz refletir sobre temas e conteúdos relacionaos as mídias na educação, eu particularmente tenho gostado muito deste curso, pois tenho aprendido bastante nas reflexões que fazemos em cada unidade, procuro sempre entender e compreender os textos e vídeos propostos buscando apofundamentos nas fontes que são sugeridas em cada atividade.

Heveline Gomes Pinto

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Reflexão

                                                                       
    Quando comecei este curso foi com a expectativa de enriquecer meus conhecimentos sobre as mídias pois não tenho muito domínio, mas creio que através desse curso, novas janelas de conhecimento se abrirão. 
    Até por que muitos disseram que era complicado e difícil esse curso, mas nada é fácil, precisamos querer para acontecer. Procuro sempre cumprir com responsabilidade de fazer as atividades propostas, pesquisando, buscando novos conhecimentos para enriquecer mais o aprendizado.


        Elisabete Lima.

terça-feira, 24 de julho de 2012

DIÁRIO DE BORDO.

Diário de bordo.
Vivemos em uma sociedade meramente tecnológica. Nossa vida não seria mais a mesma sem essas transformações, poi necessitamos das novas ferramentas tecnológicas para desenvolvermos com competência e agilidade nosso trabalho. O curso veio para nos incluir digitalmente e promover a inserção de tecnologias da informação e comunicação em nossas vidas. Esse curso em especial, me causou um certo desconforto. No início fiquei apreensiva pois não me sentia capaz de realizar determinadas atividades, mas depois entendi que saindo da minha zona de conforto, enfrentava os desafios e a aprendizagem acontecia. Como diz Hugo Assmann (1998), não basta educar a massa trabalhadora para alimentar a máquina produtiva, é preciso educar para provocar indignação frente à aceitação conformista da relação tecnologia X exclusão. É preciso formar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidária. Os conceitos abordados no decorrer do curso foram bem aprofundados com a leitura da apostila, muito bem elaborada nos proporcionou atingir nossos objetivos.
           Aurilêda Bernardo.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Indicamos esse vídeo para a equipe do Projeto Alimentação Saudável.

Ensaio do Projeto Pedagógico




Título: Família
Temática: Resgatando Valores

Contexto:  Sabemos que a família possui o papel primordial na construção de valores do ser humano, e temos percebido que ao longo dos anos  esses valores tem se perdido dentro das famílias.

Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da família para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Atividades de pesquisa:  Internet, Revista Nova Escola, depoimentos de profissionais da educação.

Principais descobertas:  
  • Os valores estão se esfacelando no âmbito familiar.
  • A escola está assumindo um papel que é da família.
Dificuldades:  Encontrar metodologias adequadas que envolvam a família e a escola.

Como superar: Pesquisas na internet, leitura de livros e revistas.