Família, o nosso maior bem!
terça-feira, 20 de novembro de 2012
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Atividade- 2.4
PLANO DE AULA
SITE DE PESQUISA: http://www.familiavalores@gmail.com
- OBJETIVO:
Identificar e resgatar os valores familiares como foco principal incentivar o dialogo entre país e filhos.
Promover um clima de respeito e amizade.
Conscientizar país e filhos sobre a importância da família.
- CONTEÚDO:
Valores Familiares
- METODOLOGIA:
Mensagem reflexiva-
Palestra
Leitura de Textos com gravuras que represente o tema.
Debate entre a turma.
Conversa em grupos para saber como está sendo trabalhado família na nossa casa.
- RECURSOS:
revista, gravuras, cola, canetinha, tesoura, notebook, data show, jornal.slides, música
- AVALIAÇÃO:
Será através do desempenho do aluno durante as atividades espotas.
Boa percepção
Boa participação
Bom desenvolvimento
- RELATÓRIO
A Turma foi acolhida com a mensagem "REFLEXIVA"em seguida foi feito uma roda de conversa para sondar sobre o respectivo assunto.
A partir da leitura e compreensão do texto abordamos os detalhes principais sobre a convivência entre as famílias e colocamos meios para mudar a relação entre filhos e pais.
Fizemos uma pequena apresentação com slides mostrando que a família é um dos fatores mais importante na vida de todo e qualquer ser humano.
Equipe: Aline, Elisabete, Francisca, Flaviane, Regivânia, Elvys, Heveline.
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Unidade 05 Atividade 02
Professor X Computador
Creio que o computador já estar presente em nossas vidas e que o uso dele vai nos auxiliar em sala de aula de diversas formas, transformando as aulas monótonas em aulas mais atraentes e estimulantes. Auxiliando os alunos no desenvolvimento da criatividade e do raciocínio, contribuindo para que os educandos tornem-se aprendizes autônomos e não mais mero receptores de informações. Professor e aluno vão construir juntos o conhecimento com o auxilio das mídais, em especial o computador que já é tão presente na vida das pessoas. Na era digital seria interessante que outras praticas de ensino fossem incorporadas para despertar nossos alunos para uma nova forma de adquirir conhecimento, seja em blogs ou até no facebook que é tão usado nos dias atuais, onde eles pudessem expor suas ideias e assim adquirir novos conhecimentos.
Aluna: Francisca Rodrigues
Unidade 04 Atividade03
O proinfo me fez descobrir um mundo diferente, o mundo das tecnologias tão próximo mas também tão distante, pois eu nem sequer sabia acessar emails e pesquisar na internet. Com a resolução das atividades aprendi muito, criei email, blog e até uma conta no facebook a qual posto a maioria das atividades do curso com o auxilio da pesquisas via internet, o que agiliza e facilita meu aprendizado. Com a resolução das atividades aprendi que a web facilita e agiliza o meu aprendizado e também de meus alunos.
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Plano de aula - Infantil III

Turma:
Infantil III
Tema:
Brinquedos e Brincadeiras
Título:
Resgatando as brincadeiras populares
Objetivo Geral:
·
Resgatar
e valorizar a brincadeira como elemento essencial para o desenvolvimento de sua
criatividade e socialização, mantendo vivas as tradições e a cultura.
Objetivos específicos:
•
Conhecer as brincadeiras
populares;
•
Relacionar-se com o outro de
forma respeitosa;
Metodologia:
·
Apresentar
para as crianças as brincadeiras populares;
·
Aplicar
as brincadeiras com as crianças.
Recursos:
·
Data-show
·
Computador
·
Lenço
·
Giz
·
E.V.A
·
Bexigas
·
Cola
colorida
·
Cola
E.V.A
·
Anel
Avaliação:
·
Percepção
·
Participação
·
Desenvolvimento
do aluno
·
Interação
“Ao brincar, a criança assume papéis e
aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas
para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.”
Lev Vygotsky
sábado, 18 de agosto de 2012
Educação na infância: erros mais comuns
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br
Qual papai ou mamãe nunca parou diante de seu filho e já se perguntou: "Onde foi que eu errei?". Malcriações, birras e manipulações de crianças são atitudes que normalmente levam os pais a fazerem tal pergunta.
Não se desespere, afinal educar não é fácil. Mas também não é um bicho papão. Aprendemos com os erros e quanto mais cedo a falha for identificada, mais fácil de se evitar conflitos entre pais e filhos.
Existem alguns erros na hora de educar os filhos que parecem bobos, mas que se reforçados e repetidos são capazes de prejudicar o desenvolvimento da criança, mesmo que a intenção dos pais seja a melhor.
Começando pela alimentação que é uma das principais queixas dos pais. "Meu filho não come", "Tenho que ficar correndo atrás do meu filho para que ele coma" são frases bastante ouvidas pelos pais. Para evitar esse aborrecimento atitudes simples podem ser realizadas desde cedo.
Nada de aviãozinho, televisão ou barganha para que a criança coma. A criança deve entender que sem a comida poderá ficar fraca, com fome e até doente. Qualquer atitude que faça com que a criança coma sem prestar atenção na comida é ruim.
A alimentação deve ser colorida, diversificada e balanceada para a criança não enjoar e aprender a comer de tudo e assim evitar qualquer distúrbio alimentar, como obesidade, bulimia ou anorexia.
Mimar demais a criança não é bom - Outro velho excesso praticado pelos pais: fazer tudo pela criança, mesmo tarefas que já pode realizar sozinha, superprotegendo o filho, é prejudicial ao desenvolvimento social.
Normalmente essas crianças crescem se achando o centro do mundo, mandando e desmandando em tudo e exigindo até o que deve ser feito no jantar. Não conseguem se adaptar na escola, sentem-se inseguros e tornam-se inseguros e irresponsáveis justamente porque nesse lugar ele será apenas mais um, e não o dono do pedaço.
Saiba dizer "não" e dê bronca quando realmente for preciso.
Outro erro comum é negar a dor da criança. Quando a criança rala o joelho numa brincadeira a mamãe com toda boa intenção do mundo tenta amenizar a dor dizendo: "Não foi nada, já passou".
Fazendo assim, a criança acha que os pais não se sensibilizam a sua dor e tendem a procurar uma outra pessoa, deixando uma mágoa. Ou então, se for excessiva essa atitude dos pais a criança fica insegura aos seus sentimentos não entendendo se sente dor, raiva ou medo já que seus pais dizem que não é nada.
Quando os pais chamam a quina da estante de boba quando a criança bate com a cabeça é tirar da criança a responsabilidade de cuidados consigo mesma e colocar a culpa no objeto. Isso pode colocar a vida da criança em risco em situações mais graves. Quando ocorrer novamente o incidente, converse sobre a importância de se evitar acidentes e dos cuidados que a própria criança deve ter.
Deixar o filho ganhar constantemente um jogo só para não vê-lo frustrado com a perda já que não tem a mesma capacidade que a sua faz com que a criança aprenda que a vida é só ganhar. O jogo faz com que a criança espere a sua vez, aceite regras e limites impostas, aprenda a negociar e aceite que a vida é feita de ganhos e perdas.
E a máxima da educação é o exemplo. A criança aprende com exemplos de quem ela confia que são os pais. Se os pais não têm boas maneiras, não pedem, por favor, não dizem obrigado ou bom dia, comem assistindo televisão ou brigam muito passam esses valores para a criança e é isso que irá fazer. Os filhos são o espelho dos pais.
Dicas
- Não critique ou elogie demais o seu filho. Tanto um como o outro é prejudicial. O bom senso é a melhor medida.
- Não se culpe pelo erro, filho não vem com manual de instruções. Só não insista no erro já detectado.
- Na dúvida, procure sempre um especialista para te orientar.
Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)
.jpg)

